31 janeiro, 2017

"Versos" - Amália Rodrigues


LÁGRIMA
Cheia de penas
Cheia de penas me deito
E com mais penas
Com mais penas me levanto
No meu peito
Já me ficou no meu peito
Este jeito
O jeito de te querer tanto

Desespero
Tenho por meu desespero
Dentro de mim
Dentro de mim um castigo
Não te quero
Eu digo que não te quero
E de noite
De noite sonho contigo

Se considero
Que um dia hei-de morrer
No desespero
Que tenho de te não ver
Estendo o meu xaile
Estendo o meu xaile no chão
Estendo o meu xaile
E deixo-me adormecer

Se eu soubesse
Se eu soubesse que morrendo
Tu me havias
Tu me havias de chorar
Uma lágrima
Por uma lágrima tua
Que alegria
Me deixaria matar


Sabia que Amália escreveu alguns dos mais belos poemas que cantou?
Eu, não.
Já a ouviu cantar “Lágrima”?
Eu já, muitas vezes.
Pois bem, Amália escreveu e cantou “Lágrima”, um dos mais belos fados que gravou.
Eu soube tudo isto porque Vitor Pavão dos Santos, biógrafo e amigo de Amália, compilou em livro alguns dos poemas escritos pela fadista.
Livro que se lê e ouve. A sério!
Como por magia, lemos “Lágrima” e ouvimos e deslumbramo-nos com a voz única da fadista maior.
E lemos “Estranha forma de vida” e voltamos a ouvi-la.
E lemos...
Experimente!

14 comentários:

  1. Uma fadista maior. Na verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, fados gravados por Amália, sempre e só cantados por Amália.

      Eliminar
  2. Teresa, antes de comentar essa sua postagem, fui ver no YouTube esse poema feito pela Amália. Achei fantástico, dolorido... e que voz! Tanto os poemas quanto as músicas tristes são sempre mais belas. Realmente não sabia que esse poema era dela e a música de Carlos Gonçalves - aprendi com você, amiga! Gostei muito.Beijo!

    https://www.youtube.com/watch?v=uB48op6la_g

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há fados de Amália que não nos cansamos de ouvir. "Povo que lavas no rio" é um deles. O poema é lindo e ela canta-o incrivelmente bem. Arrepia!
      E "Canção do mar"? E...
      Amiga, ouve estes dois fados. Vais amar.
      Beijo.

      Eliminar
    2. Escutei novamente esses (já conhecia) e juntamente com 'Estranha forma de vida', lindos, sim! Porém ainda segue em primeiro lugar, para mim, o 'Foi Deus'! Esse é maravilhoso.
      Beijo, amiga.

      Eliminar
    3. Também gosto. MUITO!!!!
      E de "Ó gente da minha terra" (poema dela), e de ... e de...
      Beijo.

      Eliminar
  3. Para além de cantar como ninguém, também fez boa poesia.
    Gostei muito do seu blog, que não conhecia. Já a sigo.
    Teresa, tenha um bom resto de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Não sabia...
    Grata pela sugestão.
    ~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  5. Muito desconhecia sobre a nossa artista maior, mas aqui aprendi muito sobre ela e desde já agradeço. Estive a ler posts mais antigos e percebi que aqui vou ficar mais enriquecida. creio que este é o maior desafio de quem cria um cantinho, o de provocar os seus visitantes com temas que os façam pensar e de lhes proporcionar outras fontes de enriquecimento pessoal, adoro ler e, como já vi, vou encontrar aqui indicações de bons livros . Por tudo isso, Teresa, voltarei com normalidade, com a certeza de que sairei daqui mais rica em conhecimentos. Obrigada e boa noote. Um beijinho
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Emilia, pelas suas palavras.
      Também eu gosto do seu cantinho, cheio de posts inteligentes.
      Comecei 2017 com alguma preguiça (nota-se pelos poucos posts no meu rol de leituras) mas... vou espevitar rapidamente. Assim não dá!
      Beijo.

      Eliminar
  6. Amália era um génio das palavras e do fado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E senhora de uma voz inigualável. Por mais que tentem...

      Eliminar